Fechar [ X ]
Carregando...
       
 
 
Fone: (48) 3626-5848 - Email: contato@metacursos.com.br - Whatsapp: (48) 99930-3337
Home Livraria Contato Problemas para receber nossos emails? Canal YouTube

ARTIGOS

Elaboração da DFC passa a ser obrigatória para as PMEs

Data:  30/07/2011
Fonte:  Jornal do CRC/SC - Edição Maio/Junho 2011 - Pag. 4

Elaboração da DFC passa a ser obrigatória para as PMEs

Muitos profissionais ainda não se deram conta, mas a partir de 1º de janeiro do próximo ano passa a ser obrigatória a elaboração da Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC) para as pequenas e médias empresas. Isso é o que determina a Resolução 1255/09, de 10/12/2009, do Conselho Federal de Contabilidade, que regulamentou a NBC T 19.41 – Contabilidade para Pequenas e Médias Empresas (PMEs), com vigência a partir de 01/01/2010.
O texto define que as empresas classificadas como PMEs deverão seguir os padrões internacionais de Contabilidade (IFRS), elaborando as seguintes demonstrações financeiras: Balanço Patrimonial, Demonstração do
Resultado do Exercício, Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido e Demonstração dos Fluxos de Caixa, acompanhadas de Notas Explicativas. A DFC indica a origem de todo o dinheiro que entrou no caixa em determinado período e, ainda, o Resultado do Fluxo Financeiro.
Ela tem por objetivo fornecer informações sobre as alterações e equivalentes de caixa, capacidade de a entidade gerar caixa e equivalentes, bem como suas necessidades de liquidez. O vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina, do CRC/SC, Edson Francês, ressalta que, desde 1º de janeiro de 2008, as Sociedades Anônimas e empresas de grande porte (Art.176 da Lei 6404/76) estão obrigadas a elaborar a DFC. “Temos verificado que, no universo das empresas que terão que fazer a convergência ao padrão IFRS para PMEs, o desconhecimento em
relação DFC é muito grande. Em nossas visitas pelo Estado, constatamos, também, que os profissionais da Contabilidade estão pouco familiarizados com a Resolução 1255/09, do CFC”, observa.
De acordo com o coordenador de Fiscalização do CRC/SC, Odir da Silva Amado, os fiscais do CRC/SC estarão verificando o cumprimento destas normas a partir do próximo ano, quando da realização de seus trabalhos junto aos profissionais contábeis.
Ele explica que a DFC pode ser divulgada pelo Método Indireto (segundo o qual o lucro líquido ou prejuízo é ajustado) ou pelo Método Direto (segundo o qual as principais classes de recebimentos brutos e pagamentos brutos são divulgadas).

Fonte: Jornal do CRC/SC - Edição Maio/Junho 2011 - Pag. 4

Conheça o Curso Prátido de Demonstração de Fluxo de Caixa que a Meta Cursos e Treinamentos realizará em várias cidades. Clique aqui e confira nossa Agenda de Cursos.


[ indique-nos ] [ comunicar erros ] [ adicionar este site aos favoritos ] [ tornar este site minha pagina inicial
e-mail: atendimento@metacursos.com.br
Fone: 48 3626-5848